criancas-e-natureza

A importância do contato entre criança e natureza

Vivemos cada vez mais longe da natureza e, muitas vezes, deixamos nossos filhos fazerem o mesmo, por medo de que algo aconteça a eles ou porque já estamos acostumados com essa realidade.

Entretanto, o contato entre criança e natureza pode trazer diversos benefícios para o seu filho e também para o meio ambiente.

Venha saber mais!

Deixe criança e natureza em contato

Quando a criança interage com a natureza, o desenvolvimento dos sentidos e de habilidades é estimulado. Em contato com a natureza, as crianças têm mais espaço para se divertirem, brincarem e fazerem descobertas que só o meio ambiente pode oferecer.

Confira alguns benefícios do contato entre criança e natureza:

Aumenta a criatividade

Em contato com a natureza, as crianças se sentem mais livres e mais à vontade para deixar a imaginação correr solta. A natureza é considerada fator favorável à imaginação infantil e potencializa a criatividade das crianças.

Incentiva uma boa alimentação

Nada incentiva mais uma boa alimentação do que deixar a criança em contato com os alimentos in natura. Pegar frutas do pé, colher verduras e legumes e descobrir como os alimentos são processados é uma ótima maneira de fazer a criança se interessar por uma alimentação mais saudável.

Auxilia no desenvolvimento do sistema imunológico

Estudos apontam que aproveitar a natureza na companhia de animais durante o primeiro ano de vida do bebê pode aumentar a diversidade de micróbios intestinais e promover melhorias na saúde imunológica.

Apura os sentidos

A natureza está cheia de sons, cores, texturas, gostos e cheiros que são novos para os pequenos, especialmente para os bebês. Isso estimula os sentidos, deixa as crianças mais interessadas e promove o desenvolvimento saudável.

Cuidados com a natureza: educando a criança com valores

Outro aspecto interessante do contato entre criança e natureza é o cuidado com o meio ambiente. Ensinar sobre ecologia para crianças é importante para que sejam mais cuidadosas com o ambiente, e para que entendam que o mundo de amanhã pode ser melhor que o mundo de hoje.

Especialistas afirmam que colocar criança e natureza em contato, mostrando como as árvores crescem, como os pássaros se alimentam e como funcionam as ondas do mar, é a melhor forma de falar sobre sustentabilidade e sobre a necessidade de cuidar do planeta.

Quanto mais as crianças aprendem sobre a natureza, mais elas vão querer preservá-la – e, como consequência, vão incentivar todos ao redor a fazer o mesmo.

Existem diversas atividades em família que você pode fazer com seus filhos para aproximá-los da natureza, mas mesmo pequenos gestos podem ser exemplos legais de amor ao meio ambiente.

Passear no campo, fazer uma horta e plantar uma árvore, por exemplo, são ótimas atividades para depois da aula ou para os finais de semana.

No dia a dia, cuidar de bichinhos de estimação, juntar e separar o lixo, e economizar água e luz são atos que vão reforçar a ideia do cuidado com o meio ambiente.

Criança e natureza é uma combinação que sempre dá certo. Quer saber mais sobre os benefícios desse contato? Descubra por que deixar seu filho brincar ao ar livre!