5 anos de idade

Criança aos 5 anos: quais as mudanças nessa idade?

Muitos pais com filhos de 5 anos começam a perceber mudanças difíceis nessa idade: a criança começa a imitar o que os adultos falam, quer ficar mais tempo sozinha, está muito mais curiosa…

Saber o que esperar do seu filho nessa idade é o caminho para lidar com as mudanças da melhor forma possível. Mas quais desafios, brincadeiras e responsabilidades uma criança nesta idade pode lidar?

O que uma criança de 5 anos já sabe fazer?

É difícil dizer exatamente o que toda criança já sabe fazer em determinada idade. Isso porque o desenvolvimento, seja ele motor, social ou de qualquer outra natureza, depende de uma série de fatores, incluindo os estímulos que a criança recebe e os fatores genéticos.

Mas existem algumas tarefas e aptidões que a maioria das crianças já manifesta aos 5 anos. Por exemplo, essa é a idade em que o desenvolvimento neuropsicomotor se completa e o pequeno já sabe fazer muitas coisas sozinho: se vestir, comer com talheres de adulto, escrever algumas palavras, se equilibrar em um pé só e controlar uma bola.

O desenvolvimento cognitivo também apresenta mudanças significativas aos 5 anos. A criança já entra na fase da alfabetização, pensa mais antes de falar e começa a se localizar melhor no tempo. Além disso, costuma saber seu nome, idade e endereço.

Com essa idade, a criança já pode ajudar em algumas tarefas domésticas mais simples e dar recados. Seu vocabulário é fluente e ela começa a achar graça em algumas palavras.

Quanto ao desenvolvimento emocional, algumas emoções começam a fazer mais sentido para as crianças. As birras param de ser tão frequentes, mas a imaginação continua sendo enorme. Apesar disso, elas começam a distinguir melhor o que é real, sabendo quando estão sendo enganadas.

Nessa idade, elas começam a ter mais pesadelos e desenvolvem medos mais específicos – do escuro, ladrões, tempestades etc. Também é aos 5 anos que as crianças começam a sentir ciúmes e até mesmo conseguem identificá-lo.

O desenvolvimento social é muito forte nessa época e a criança fica bem mais independente. Gosta de agradar os adultos, mas ainda quer fazer as coisas do seu jeito. Tem mais confiança e se separa da mãe com mais facilidade, querendo dormir na casa dos avós ou dos amigos.

Aos 5 anos, as crianças ainda não entendem totalmente o conceito de mentira (não mentem) e nem de roubo – elas ainda não têm uma compreensão total do que é delas e o que é dos outros.

Elas estão aprendendo o valor da amizade e querem aproveitar todos os momentos com a turma. Essa é uma fase em que passam a compartilhar mais e fazer novos amigos fica mais fácil. E também é uma fase de imitação: nessa idade, as crianças querem fazer tudo o que os adultos fazem. Cuidado!

Como auxiliar no desenvolvimento de uma criança de 5 anos?

Com tantas mudanças importantes acontecendo, o que os pais podem fazer para que a criança se desenvolva da maneira correta, com os estímulos necessários, mas sempre respeitando o tempo e a personalidade dela?

Essas são algumas dicas para ajudar seu filho aos 5 anos:

  • Com essa idade, o uso de tecnologias se intensifica. Por isso, é aconselhável controlar o tempo que ele passa com celular, tablet ou computador;
  • Também é preciso controlar o conteúdo: use programas e filtros que bloqueiam conteúdo impróprio para menores de idade;
  • Quando seu filho disser palavrões ou repetir palavras que não são adequadas para o ambiente, como xixi ou cocô, explique que ele não deve falar isso nessas ocasiões;
  • Ele vai querer se vestir sozinho, então seja menos restrito com as roupas que ele usa – descombinar não é um problema;
  • Como ele está aprendendo a se localizar no tempo, comece a contar histórias sobre a família, do tempo dos avós ou bisavós dele;
  • Para que ele entenda as relações familiares, explique que a vovó é mãe do papai, que o titio é irmão da mamãe etc.

Aos 5 anos, seu filho começa a ser mais independente e tem mais vontades próprias. Nesse momento, você começa a aprender como ele realmente é. Seja receptivo e ajude-o a se desenvolver cada vez mais.

E para saber como cuidar do seu filho nessa época do ano, venha saber tudo sobre a meningite!