Como evitar o enjoo infantil durante as viagens | Hemocord Magazine
enjoo infantil

Como evitar o enjoo infantil durante as viagens

Viajar de carro, ônibus ou avião com crianças significa correr o risco de ter que lidar com o enjoo infantil. O movimento pode fazer com que as crianças se sintam mal e, muitas vezes, podem acabar vomitando.

É possível evitar o enjoo? Como deixar a criança mais confortável nessas situações?

Enjoo infantil em viagens: como evitar?

O enjoo infantil pode ocorrer durante viagens e deslocamentos e, nesses casos, é chamado  de doença do movimento, uma condição que combina elementos de desorientação espacial, náusea e vômito.

Isso acontece frequentemente com crianças, que são mais sensíveis e ficam muito atentas aos movimentos ao seu redor.

Por isso, saber evitar o enjoo infantil é uma maneira de tornar suas viagens em família mais agradáveis e de impedir essa situação inesperada, que pode acabar com o bem estar e o bom humor da criança.

Veja algumas dicas de como evitar esse problema:

Deixe o carro bem ventilado

Um ambiente muito quente e abafado pode piorar os sintomas da doença do movimento. Sempre que for possível, ligue o ar condicionado ou então deixe as janelas abertas, assim a criança ficará mais confortável.

Tenha distrações por perto

Ter com o que se distrair faz com que as crianças não prestem tanta atenção no movimento e fiquem menos enjoadas. Se o seu carro tiver um sistema de vídeo, colocar um DVD com o desenho favorito do seu filho é uma ótima ideia.

Brincadeiras simples – como procurar carros de cores específicas – também servem como distração.

Só não tente dedicar esse tempo para o uso de tablets e celulares ou para a leitura, porque olhar fixamente para uma tela ou livro pode causar ainda mais enjoo!

Leve lanches

Ter alguma coisa para mastigar pode enganar o estômago e fazer o enjoo infantil se acalmar, mesmo que momentaneamente. Leve um lanchinho, como frutas ou biscoitos.

Faça mais paradas

Alguns minutos fora do carro, esticando as pernas, indo ao banheiro, comendo alguma coisa ou descansando, já são suficientes para o seu filho começar a se sentir melhor.

Consulte o pediatra

Se seu filho sempre fica enjoado durante as viagens, pergunte ao pediatra se é indicado tomar alguma medicação, e sempre siga suas instruções e dicas.

Quais hábitos devem ser cultivados para evitar o enjoo infantil?

Ainda que o enjoo infantil não possa ser completamente evitado, existem hábitos que podem ajudar a diminuir a frequência de enjoos e fazer com que a criança se sinta melhor e mais confortável enquanto viaja, seja de carro, ônibus ou avião.

Conheça alguns deles:

Cuide da alimentação antes de viajar

Evite dar alimentos com muito tempero ou muito gordurosos para as crianças antes da viagem. Beber muita água antes de embarcar também pode ser uma má ideia – beber aos poucos, durante a viagem, é melhor.

Alguns alimentos ajudam a evitar o enjoo infantil, como a banana, a água de coco, a maçã e biscoitos água e sal. Procure dar esses alimentos para a criança aos poucos, durante a viagem.

Escolha o melhor lugar no carro

Crianças que ficam muito tempo olhando pela janela tem uma probabilidade maior de ficarem enjoadas. Faça com que seu filho fique acomodado no meio do banco de trás, evitando olhar a paisagem.

Viaje na hora de dormir

Se for possível, viaje nas horas que seu filho costuma dormir, seja o soninho da tarde ou durante a noite. Assim, você pode viajar tranquilo por muito mais tempo!

Esteja preparado

Acidentes acontecem e, por isso, é importante estar preparado. Leve um recipiente em que ele possa vomitar e deixe embaixo do banco, caso seja preciso. E não se esqueça de levar roupas para trocar, além de toalhas e lenços umedecidos.

Com um pouco de preparo e paciência, seu filho terá uma viagem mais confortável – e você não precisará se preocupar tanto com os enjoos!

A doença do movimento na infância costuma perder seus sintomas conforme a criança fica mais velha. Outras, como a hepatite, são mais graves e exigem prevenção constante. Leia mais sobre hepatite na infância e como preveni-la.