Coleta de sangue de cordão umbilical disponível em todo o Brasil | Hemocord Magazine
coleta de sangue de cordão

Coleta de sangue de cordão umbilical disponível em todo o Brasil

O Hemocord é uma empresa de atuação nacional, tendo coletado até 2017 em diversos estados distribuídos pelo país. São eles: o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Amazonas.

A decisão de armazenar o sangue de cordão e o tecido do cordão umbilical é uma oportunidade única: só pode ser realizada no nascimento da criança. Por isso, muitos pais começam bem antes a pesquisar e estudar sobre o armazenamento, para tomar uma decisão consciente para o futuro de seus filhos.

Só no Brasil, já são quase 120 mil amostras coletadas por bancos privados do Brasil desde 2003, segundo a Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entre os bancos nacionais, está o Hemocord, primeiro banco de sangue e tecido de cordão umbilical da Região Sul.

                                                                atuacao-hemocord

Pioneiro no Sul na coleta de sangue de cordão e armazenamento

Sediado em Porto Alegre, o Hemocord conta com uma equipe técnica formada por profissionais altamente especializados, liderados pela diretora geral Karolyn Sassi Ogliari, PhD em ciências pela USP e pós-doutora em biologia regenerativa e células-tronco pelo Instituto de Células-Tronco da Universidade de Harvard, nos EUA.

O resguardo técnico das práticas adotadas pela Hemocord é dado pelo diretor médico Gustavo Brandão Fischer médico hematologista e hemoterapeuta. Fischer é doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, entre 2004 e 2005, fez especialização em transplante de cordão umbilical no Hospital Saint Louis, de Paris, na França, instituição pioneira mundial no transplante de sangue de cordão umbilical. Também é médico transplantador do Serviço de Hematologia Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

A equipe também conta com 250 coletadores capacitados, além de médicos aptos a realizar a coleta em todo o território brasileiro.

Vantagens de coletar e armazenar sangue e tecido de cordão com a Hemocord

O sangue de cordão umbilical é rico em células-tronco hematopoiéticas, que podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças, substituindo a necessidade de transplante de medula óssea em um processo rápido, indolor e não-invasivo.

Até hoje, foram realizados aproximadamente 40 mil transplantes no mundo com células-tronco hematopoiéticas provenientes do sangue de cordão desde o final da década de 1980.

Já o tecido de cordão umbilical possui em grandes quantidades células-tronco mesenquimais, armazenadas na Geleia de Wharton, cujos estudos apontam enorme potencial para a medicina regenerativa.

Caso você queira saber mais sobre a Geleia de Wharton e as células-tronco presentes dentro dessa substância gelatinosa, temos um artigo acadêmico publicado na revista Cytotherapy (em inglês). O artigo aborda o potencial terapêutico e aplicações clínicas, comparativos entre diferentes fontes de células-tronco mesenquimais e as características biológicas das células encontradas no cordão umbilical.