como usar a cadeirinha de carro

Como usar a cadeirinha de carro com os pequenos

Passear com a família é tudo de bom. É nesses passeios que vocês formam laços, criam lembranças e aproveitam a presença uns dos outros. Mas quem passeia de carro com crianças deve tomar cuidados especiais.

Usar a cadeirinha de carro é um desses cuidados. Você sabe como utilizá-la da maneira correta para garantir a segurança do seu filho? O primeiro passo é entender o que pede a lei, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Cadeirinha de carro: o que a lei diz?

Desde novembro de 2016, transportar crianças sem a segurança da cadeirinha de carro é uma infração de trânsito gravíssima, cuja multa é de R$ 293,47, com medida administrativa de retenção do veículo até que a irregularidade seja corrigida.

Mas essa lei deve ser analisada para ser seguida da maneira correta. Afinal, existe um tipo certo de cadeirinha de carro para cada idade.

Veja abaixo quais são as regras de uso da cadeirinha:

  • Até 1 ano de idade, os bebês devem ser transportados no bebê conforto, acomodados no banco de trás, de costas para os bancos da frente;
  • De 1 a 4 anos, a cadeirinha deve ficar presa com o cinto no banco de trás. Procure por cadeirinhas adequadas para o tamanho do bebê;
  • Crianças entre 4 e 7 anos e meio devem utilizar um assento de elevação no banco de trás, sempre com cinto de segurança;
  • Entre 7 anos e meio a 10 anos, a criança pode andar só com cinto de segurança, no banco de trás. A partir dos 10 anos, ela também pode ir no banco da frente, sempre de cinto.

Observe que essas regras são feitas para dar suporte e segurança à criança de acordo com a idade e tamanho dela. Procure sempre por cadeirinhas que sejam seguras e de qualidade para dar todo o conforto de que ela precisa.

Como usar a cadeirinha de carro com os pequenos da maneira certa?

Ainda que saibam que devem usar a cadeirinha de carro, muitos pais acabam cometendo erros que comprometem seu uso e, nesses casos, deixam as crianças expostas a acidentes e perigos em geral.

Confira o que fazer para usar a cadeirinha de carro da maneira correta e garantir a segurança do seu filho:

Certifique-se de instalá-la da maneira correta

O maior erro quanto ao uso das cadeirinhas é não ler o manual e acabar instalando-a do jeito errado.

Para ter certeza de como colocar a cadeirinha do jeito certo no carro, é imprescindível ler o manual, ainda que seja chato ou confuso. Confira também o tipo de cinto de segurança adequado para ela.

Compre uma cadeirinha do tamanho certo

Seu filho vai precisar de cadeirinha desde o nascimento até os 7 anos e meio. Não adianta querer usar sempre o mesmo modelo! Uma cadeirinha do tamanho errado pode prejudicar o conforto e a segurança dele.

Confira no manual até quantos quilos a cadeirinha suporta e troque quando for necessário.

Coloque a cadeirinha de carro na posição certa

Até 1 ano de idade, a criança deve ir em uma cadeirinha que esteja de costas para o banco da frente. Muitos pais querem enxergar seus filhos e acabam ignorando essa regra, colocando o bebê conforto na posição normal no banco.

A posição da cadeirinha é uma medida de segurança que evita que o bebê conforto vire ou que o bebê caia no vão entre os bancos. Coloque-a na posição certa.

Não faça concessões

Fazer concessões e não usar a cadeirinha “só dessa vez”, porque o carro está cheio demais ou porque a família está atrasada, compromete a segurança da criança e você ainda corre o risco de levar uma multa.

Usar a cadeirinha de carro é uma maneira de garantir que seu filho tenha uma viagem confortável, segura e dentro da lei.

E para garantir uma viagem ainda melhor para ele, leia o post sobre os cuidados necessários para viajar com crianças!