As melhores brincadeiras para aliviar o calor | Hemocord Magazine
brincadeiras de verão

As melhores brincadeiras para aliviar o calor

O verão chegou, seus filhos estão de férias e o calor está intenso. O que fazer quando o sol está escaldante  lá fora e as crianças querem sair para brincar, mas não querem sofrer com a temperatura? Brincadeiras refrescantes!

Temos cinco ideias de brincadeiras divertidas para aliviar o calor, deixar seu filho fresquinho e impedir que ele reclame por não ter nada para fazer nas férias.

5 brincadeiras refrescantes para todos os gostos

Essas brincadeiras vão ajudar as crianças a se refrescarem no verão e mandar embora todo o tédio das férias!

Algumas são feitas para brincar em grupo, então você pode fazer uma tarde de diversão em família ou chamar os amiguinhos do seu filho para brincar. Confira essas ideias:

1. Guerra de bexigas

Um clássico da infância de todo mundo! Compre as bexigas e encha de água até ficar com um bom tamanho para atirar. Uma dica é acomodar as bexigas cheias de água em uma bacia ou balde. A ideia da brincadeira é explodir todas as bexigas, atirando para todos os lados!

2. Escavadores de gelo

Essa brincadeira é fácil, divertida e vai entreter seu filho por horas: pegue alguns recipientes, coloque água e brinquedos dentro deles e ponha no congelador. No dia seguinte, deixe seu filho escavar o gelo para tirar os brinquedos de lá!

Você pode fazer isso com copos descartáveis, potes e formas de gelo, por exemplo. Ofereça pazinhas, colheres e outras “ferramentas” para o pequeno terminar sua tarefa. É refrescante e divertido! Mas sempre tome cuidado e ofereça apenas brinquedos apropriados para a idade do seu filho.

3. Pintura com gelo

Uma brincadeira simples para crianças que amam pintar é usar corante alimentar para fazer gelo colorido. Assim, seu filho pode criar suas obras de arte e se refrescar ao mesmo tempo! Uma ótima ideia para crianças pequenas.

4. Passe a água

Para essa brincadeira, é preciso de pelo menos duas pessoas, cada uma com um recipiente – pode ser um pote – na mão. Os participantes formam uma fila e o primeiro da fila enche seu recipiente de água.

A ideia é que ele passe a água do seu pote para o pote do colega de trás, por cima da cabeça, sem deixar cair! As crianças vão adorar os acidentes molhados dessa brincadeira.

5. Pintura com água

Mais fácil, impossível: dê um pincel e um pote com água para seu filho pintar os muros de casa! Em um dia ensolarado, é possível fazer desenhos que aparecem por mais tempo na parede.

Brincadeiras conscientes

A hora de brincar também é momento de aprender. As brincadeiras sugeridas acima são ótimas para a coordenação, socialização, criatividade e motricidade do seu filho. Mas você também pode ensiná-lo outras coisas importantes.

Por exemplo, esse é o momento de explicar que não podemos desperdiçar água e falar sobre os danos causados à natureza quando não ligamos para isso. Você também pode falar sobre a dengue e sobre por que não devemos deixar água parada acumulada – que tal fazer uma “patrulha da dengue” com ele para verificar seu quintal?

E não se esqueça de mostrar como cuidar da saúde no verão. Passar filtro solar e beber muita água são atitudes essenciais para que seu filho mantenha-se saudável e disposto durante todo o tempo de férias.
Falando em saúde, nesta época, é importante sempre ficar de olho para perceber se seu filho manifesta algum sintoma fora do comum. Você sabe quais são as doenças mais comuns em crianças no verão? Venha descobrir!