Alimentação da lactante deve ser rica em frutas, verduras e grãos

Depois de nove meses gerando o bebê, pode-se até pensar que o corpo vai ganhar uma folguinha e descansar de tanta agitação. Mas isso não acontece nem de perto. Logo em seguida, a mulher desempenha a importante tarefa de produzir o alimento que vai deixar os filhotes bochechudos e bem nutridos: o leite materno.
Nessa hora, a alimentação da mãe tem um papel decisivo. Além de não consumir bebida alcoólica e alguns tipos de medicamentos, é necessário que a alimentação seja a mais natural e saudável possível. O consumo de alimentos fontes de ferro, cálcio e proteínas é recomendado, além de uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais. Algumas gorduras, como a de sementes, castanhas, azeite e de peixes, como o salmão, fazem muito bem ao bebê. Fuja das gorduras saturadas como as das frituras e da manteiga.
É importante lembrar também que o consumo de água ganha ainda mais importância nesse período. A mulher deve ingerir pelo menos três litros por dia para estimular a produção do leite. E todo cuidado é pouco: Se a mãe tem anemia, ou qualquer outra carência, deve receber acompanhamento com médico e nutricionista para corrigir esse distúrbio